quarta-feira, 7 de abril de 2010

Black or White ( i do prefer pink and now what?)

Espero encontrar todos os meus “seguidores” (é irresistivel não fazer trocadilhos com este termo é que, parece que sou lider de uma qualquer seita…. Tipo os “amigos do oculto” ou coisa que o valha!) com saúdinha e a “páscoa no coração” porque meus amigos amendoas no bucho agora só mesmo para o ano!

O meu último post confesso que me parece um tanto ao quanto estranho, mas a verdade é que naquele dia não me apeteceu fazer “piadinhas” com a vida, apeteceu-me mesmo falar a sério… mas caríssimos desenganem-se porque tão cedo não volto a ter um laivo de lucidez semelhante!

Ontem vi um filme óptimo que aconselho vivamente a que vejam com alguma urgência , fala-vos de “Invictus” um film realizado por Clint Eastwood e protagonizado pelo (grande) Morgan Freeman. É um retrato histórico de Nelson Mandela, uma personalidade extraordinária, de uma generosidade e nobreza de principios absolutamente notáveis. Anyway, o filme está brilhante mas o que realmente interessa é que me deixou a pensar sobre o racismo de uma perspectiva diferente, afinal de contas é disto que se trata o cinema, entreter mas em simultâneo deixar-nos a pensar…

Pois muito bem, desde o inicio dos tempos que o homem não suporta a diferença, estou em crer que não seja apenas uma questão de diferença mas sim de estranheza, aquilo que não connhecemos tememos, eu não tenho o mínino de receio de uma rapariga de raça negra mas se me aparece um negrão numa esquina de noite borro-me de medo, atençao que se na mesma noite me aparece um alemão de 2 metros nessa mesma esquina borro as calças duas vezes… ora entao onde quero eu chegar com este paleio… a questão não é, se é negro ou se é branco, é fundamentalmente a ideia de quel alguem que eu não conheço, que não partilha a mesma cultura que eu e, que eu não faço a mais parva ideia do que pensa quando me vê, me aparecer à frente… é que no caso do alemão ele pode muito bem dar-me a hipotese de fugir ou ficar e eu não irei perceber pevas…portanto a ter que ser assaltada que seja por um português para ao menos ter oportunidade de o mandar para aquele sitio lá longe e ele perceber! Será que estou a ser racista? Pronto, na vista de alguns já sou “olha-me aquela preconceituosa quer ser assaltada por um portugues… vês tu…se calhar vais-me dizer que os brasileiros ou chineses assaltam mal..tsst que vergonha” .. Meus amigos, ultimamente as pessoas esforçam-se tanto para não ser racistas que acabam por se tornar ainda mais, atentemos no seguinte, alguem racista é alguem que discrimina despuduradamente outros devido à sua cor, sexo ou credo, com discriminar não quero apenas dizer ofender mas simplesmente tratar de maneira diferente… ora muito bem pensem lá no que acontece quando, por exemplo, entra um negro para a nossa turma, ou trabalho ou watever, andamos sempre com medo de dizer coisas estupidas, falamos diferente com medo que intreprete mal as nossas palavras, deixamos passar à frente na fila do supermercado com medo que se não o fizermos nos julguem racistas… afinal de contas esperem lá… estamos a discriminar para não discriminar é isso?! Seja branco ou preto espera a sua vez… e não me venham com manias da perseguiçao porque estou-me nas tintas para isto… Quando é que nos vamos deixar de hipocrisias, da mania de querer ser um cidadão exemplar só para inglês ver… deixem as coisas acontecer naturalmente, e não tentem ser de forma alguma aquila que é suposto serem só porque fica bem… o racismo não se cura com o “fazer de conta” que nos preocupamos, com o “deixa me lá dar uma pancadinha nas costas deste gajo só para todos verem como sou moderno e “não” racista”… o racismo cura-se com cultura, com combata à ignorancia, com aprendizagem e respeito de várias culturas… não pensem que por deixaram um negro passar à vossa frente na fila vão ficar a conhecê-lo melhor, em vez disso leiam, informem-se, respeitem para ser respeitados…

Há brancos bacanos, há pretos bacanos, há chineses bacanos etc depois há brancos cabrões, pretos cabrões, chineses cabrões… simples, não há mesmo necessidade de complicar!

Um comentário:

  1. Ora, concordo perfeitamente com a tua análise!
    Com medo de não discriminar, ou melhor, de serem rotuladas de racistas, as pessoas não se lembram que com esses gestos estão a ser protagonistas de discriminação positiva. Isto é, tratar os outros de maneira diferente de forma positiva, querendo evitar tratá-los de maneira diferente, negativamente.
    Outra coisa que me mete espécie é quando usamos a palavra preto; - uns dizem que preto não é o mais correcto, melhor seria negro! - (WTF?) - estamos a falar de chocolate? nós somos apelidados de brancos e não de claros...ok, ok, somos caucasianos, mas isso dá muito trabalho dizer... Enfim, as pessoas vivem cada vez mais de aparências, e como tal, também cada vez mais de palavras em vez de actos... Por isso se alguém me atacar na rua, eu vou logo dizer ao polícia mais próximo que era um homem preto, ou branco, consoante o caso...isto só por uma questão de identificação, logicamente. Ou então vou omitir o facto, pois posso estar a ser racista ao dizer a cor do meu assaltante, (e isso eu não quero! Parece maaal!), e assim fico sem a carteira, mas pelo menos não pensam mal de mim... Bah...

    Ainda não vi o filme! Estou curiosa...
    =)

    ResponderExcluir