segunda-feira, 29 de março de 2010

Boa Páscoa!

Pois muito bem para quem não sabe ontem foi domingo de ramos, que é como quem diz mais uma maneirinha simpática de nos sacarem dinheiro… façamos as contas toda a gente tem madrinha, padrinho, pai, mãe, irmãos, namorados etc! Enfim arranja-se sempre alguém a quem dar o raminho e pensamos cá bem no nosso intimo “estou a gastar uma pipa de massa nestes arranjos extravagantes e pomposos, portanto vê se me compras um ipod ou um parzinho de calças de marca ou ate quem sabe não me arranjas uma notita de 50 euros e eu até escolho a prenda…não me dês porcaria de amendoas nenhumas porque estou de dieta” arre.. confundimos tudo o que é simples, deixem-se de coisas o domingo de ramos é mais uma convenção imposta pela nossa culpa de não sermos católicos devotos… não vamos à missa, não fazemos caridade, mas compramos um raminho para depois na semana seguinte receber uma prenda… pois está claro…aliás cristallino… convém é não esquecer o “toma lá dá cá” dos nossos dias!

Eu recebi o meu raminho e, não me interpretem mal, achei bonito…vah é fofo.A minha afilhada tem 3 anos e com um sorriso muito maroto, ao entregar-me a composiçao tipicamente floral desta altura, olhou-me nos olhos e disse “agora quero o meu ovo kinder”…ermmm.. a pascoa é so para semana, a madrinha ainda tem que juntar uns trocos para poder disponibilizar 10 euros para comprar o dito ovo, reparem-me bem, agora é um ovo kinder daqui a uns anos está a pedir-me um carro novo na páscoa, era bem o que me faltava! É apenas uma criança, mas em 3 anos de existencia já foi capaz de assimilar, quase por si só, o que de mais sujo temos nas relaçoes interpessoais, tem já a habilidade e a malícia para saber com tão tenra idade que “ninguem dá nada a ninguém” e por conseguinte, “ pega lá as florzecas e vê lá se não te esqueces do ovo kinder para eu me empanturrar de chocolate e ser uma criança obesa e feliz!!!!”

Não tenho paciência para estas porcariazinhas familiares de “ai e tal porque é natal vamos todos à missa do galo e orar por um futuro melhor” eh pah mandem o (quase) engenheiro sócrates à missa do galo para ver se ele reflecte no futuro melhor dos portuguesinhos que lhe pagam a frota de carros, quase cavalaria, em que ele se monta diariamente, aliás a cerejinha em cima do bolo era e, aviso já que vai saír asneira, o galo da missa do galo saltar do colo do nosso senhor jesus cristo ressuscitado e bicar o elegante rabo do nosso primeiro ministro (esperem lá isto era suposto ser algo nefasto para o homem e vai que ele gosta da bicadinha?! Deixem pra lá o galo), quem diz a missa do galo diz a visita pascal, digam-me honestamente o que há de tão virtuoso no acto de beijar uma cruz em metal, que maior parte das vezes vem repletinha de bactérias e micróbios e sabe-se lá mais o quê… porque é que isso me tornaria uma pessoa melhor? É uma pergunta simples, esforcem-se lá para pensar no assunto… pois muito bem eu tou farta de lamber botas todos os dias, ora aos patroes, ora aos professores, enfim todos nós lambemos botas e querem saber não há nada de errado nisso, porque cedo ou tarde descobrimos as coisas boas do acto de “lamber-botas”, portanto lamber botas ainda vá que não vá… mas agora beijar cruzes e levar com agua (dita) benta pela tromba fora… isso já é demais!!!

Não querendo ferir susceptibilidade, muito menos se elas forem religiosas, até porque nos dias de hoje ainda acabo enforcada por heresia, não gosto da páscoa..eh pah não gosto pronto que posso eu fazer, come-se e bebe-se o dia todo, assiste-se à decadência moral de ver um padre com os copos (experimentem beber uma tacinha de tinto em todas as casas de uma freguesia e ate vossemeces estarão na companhia de baco no final do dia). Pronto após longa exposiçao a dizer coisa nenhuma resta-me apenas rematar em jeito de conclusão:

“Boas páscoas, cristo recuscitado esteja entre vós”

P.S. Meus caros leitores (mais certamente amigos pois não vejo mais ninguem a perder tempo a ler estes meus devaneios) muito obrigada por terem lido até ao fim (no caso de terem a vançado tudo até aqui sem ler, fingindo atenção pela minha humilde escrita, lembrem-se Deus vê tudo e eu com óculos também!)

2 comentários:

  1. ora muito bem sem duvida que gostei do teu ( P.S.) lol ora não imaginava essa tua...ora vejamos uma palavra adequada...essa tua...bah maneira de pensar em relação a páscoa(tentei outra palavra mas como estou a fazer isto obrigado...coiso!lol) sem duvida que nos dias de hoje a páscoa já não e "vivida" como no tempo dos nossos avós...isso de toma la mas da cá aplica se não só a tua afilhada mas tb aos desgraçados que andam o dia todo de cruz as costas na esperança de "fanar uns trocos" a malta, mas o pior disto sem falar claro de beijar a cruz beijada sabe se lá bem por quem, pois a partir do momento em que a gripe A surgiu eles já andam com álcool para fazer uma pequena limpeza após algumas lambidelas!lol, o pior mesmo e ver lá os senhores a procura do envelope pela casa toda e senão o encontram olham nos com uma certa repugnância ao qual eu pergunto-me...é este o espírito cristão?! digo eu que não sou católico e já a muitos anitos que não beijo a cruz. Mas prontos motivos para uma conversa futura...ja tou farto de falar e não dizer nada!:P

    ResponderExcluir
  2. Eu já nem me recordo da última vez que fingi beijar essa tal cruz... sim, fingir...porque a partir de uma certa altura comecei a aperceber-me do quão pouco higiénico, para não dizer nojento (ups!...já disse) era aquele acto religioso... o que mais me intriga na Páscoa era sem dúvida a altura em que o Sr. Padre (não entendo porque o nome, se é suposto eles não terem crias) pega no envelope e depois de o abanar faz uma cara de total desagrado se este emite algum som, pois percebe que em vez de notas, traz moedinhas...
    Isto já pra não falar da famosa ida aos montes nos dias anteriores arrancar alecrim e rosmaninho, para o tal Sr. e a sua comandita calcar.

    P.S.: Essa do Ovo Kinder, ai se a Inês lê isto!
    Tu usas óculos pah?! :S

    ResponderExcluir